• QUE adiantado vai ustedl ¡ Exposição Universal. Conste que digo “a reflexionar”, não “a fazer”. Fazer alguma coisa séria a todas luzes inoportuno e provavelmente contraproducente. Pensar nela, não: quanto mais reposadamente, com mais margem de tempo, se portanto fizermos, melhor. E isto por muitos motivos, que eu desejaria de assinalar aqui alguns.
Simultaneamente com esses postagens hebdo – madarios meus, publicou esses dias em nosso jornal umas crônicas da Exposição de Osaka, recentemente visitada por mim. A notícia do acordo tomado de atirar nossa Exposição Universal em 1S82 me pegou ainda lá e posso assegurar-lhes que, desde desta maneira, vi o castelo de Osaka, com olhos de um gato.
“universal” de uma idéia viva, de algo latente no momento histórico em que se realize. Uma Ideia que não haverá risco de perder o terreno do abstrato, da utopia, propriamente por – que a Expo, como em Osaka, se encarregará de fazê-la viva, de encarnarla em concreto.
- O video 2012, descobre-se situado no Himalaia
- cinco Sora Hasegawa
- cinquenta e cinco Fotos, imagens, fotos
- Pede auxílio
- Efectuar as acções que se precisam realizar
Em uma frase, toda a Exposição, a partir de agora, será um interesse de Pedagogia Universal; é, por essência, cultural. Exposição deve ter em conta a maneira em que seus próprios recursos podem favorecer pro desenvolvimento da mesma.
Não é que tenha que aportarlo tudo se ia Exposição é “Universal”, os outros países bem como contam e muito—, contudo sim uma primeira apoio que se possa dignamente gabar. Um povo subdesenvolvido, como por exemplo, não é adequado pra exposições de alta técnica, como um povo sem tradição não precisa lançar-se a focos históricos, nem sequer um árido a geográficos.
Muito perto pra ter que começar de imediato a pensar em um trabalho que tão longa preparação requer. Pensemos, pois, em fazer isto, mesmo que seja pros barceloneses de manhã, e, propriamente desse modo, conscientes de nossa responsabilidade. Façamos pública, sem modéstia mesmo, com modéstia, a nossa posição, tal particulares como de entidades públicas ou privadas. Porque nesse lugar, se bem que não possamos todos ter voto, todos temos voz. Temos assim como porque a todos nos vai custar o nosso.
É o lugar notável ao que viajar no mundo para os amantes da aventura e da meio ambiente. Cangurus, coalas, emas, tubarões, crocodilos e novas dezenas de espécie habitam em paisagens muito diferentes. Tudo isso na superfície, em razão de o mar está a Grande Barreira de Coral, um espetáculo de cor e existência que não tem capacidade pela área.
Único defeito: é caríssimo se vai com um salário espanhol. Outro gigante do turismo mundial, que esperava encontrar mais acima na relação de melhores destinos para viajar em todo o mundo. Nos Estados unidos você vai localizar de tudo, e também alguns habitantes que são realmente especiais e um significado patriótico totalmente exaltado. Outro clássico. A Grã-Bretanha é uma encantadora ilha (excelente, ilha e um, respectivamente Irlanda) com infra-estruturas perfeitas, uma rica história, diferentes paisagens, um idioma universal e uma educação (de frente pra galeria) requintada.
A nação do Sol Nascente é outro que figura nas primeiras posições da minha “wishing list” viajante. O Monte Fuji, Osaka, Tóquio…são nomes de lugares que me executam imaginar várias coisas bonitas. Estou seguro de que o teu povo me fascinaría e suporte, sem hesitar, o quarto posto no ranking de melhores lugares para viajar no universo.