A ginástica é um esporte em que são executados sequências de exercícios físicos que exigem força, flexibilidade e agilidade. HISTÓRIA DA GINÁSTICA: poderá-Se tratar de ginástica quando o antigo Egito realizavam as acrobacias circenses. Na Grécia antiga, foram desenvolvidos três programas diferentes de exercícios de ginástica: um para a manutenção da condição física, outro para treinamento militar e de terceiros, como parcela do regime de treinamento dos atletas.
Cada cidade grega tinha um ginásio, lugar onde se realizavam os exercícios. Os primeiros professores gregos de manutenção física (paidotribes) foram os pioneiros em construir sistemas de atividade física, em tão alto grau para atletas como pra todos os cidadãos. Estes programas, entre os quais havia exercícios gímnicos, eram considerados fundamentais na educação das gurias. Os gregos acreditavam que a unidade de mente e organismo podia ser alcançado apenas através da participação em exercícios físicos. Os sistemas gímnicos, designados para aprontar os militares foram muito usados pelos romanos.
As técnicas modernas foram construídas pela Alemanha pela segunda metade do século XVIII. Os imigrantes alemães e suecos que chegaram aos EUA no século XIX, levaram consigo suas ideias sobre a ginástica. Os alemães fundaram clubes gímnicos ou turnvereins, onde as famílias vieram juntas.
Um sistema misto entre o alemão e o sueco foi introduzida nos programas de educação física nas escolas dos EUA até o fim do século. Entretanto, a ginástica não adquiriu popularidade nos Estados unidos até datas recentes. Na Grã-Bretanha, houve ainda menor interesse, entretanto em círculos militares.
- Imaginar que sobe ao topo de uma montanha
- Alimentação de uma moça de três anos
- Manter o peso corporal em controle
- dois Rotina eliminador de gorduras em moradia – Descrição
No Brasil, o primeiro centro oficial onde se praticou foi o Real Instituto Pestalozzi, fundado por Amorós, em 1806, em Madrid. Não obstante, a ginástica firmeza em outras escolas e fundou-se a Associação Amador de Ginástica em 1888. Na Europa, montaram-se clubes e outras organizações nacionais e, em 1881, foi fundada a Federação Internacional de Ginástica (IGF). No ano de 1896 foi incluído nesta disciplina nos Jogos Olímpicos, contudo só para os membros do sexo masculino. A competição feminina esteve presente pela primeira vez em 1928. Em competições olímpicas, a atuação é moderada por 6 juízes que marcam em uma escala de dez pontos. Em alguns testes, existe um grau de complexidade que se tem em conta na hora de votar.
Os códigos de pontuação pra cada teste são acordados na Federação Internacional de Ginástica. Equipes de seis participantes (com um de reserva) ganha pontos para a soma total do grupo. Desde 1952, as provas de ginástica nos jogos Olímpicos estiveram dominadas pelos membros da antiga União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), dos países do leste da Europa e do Japão. Os Campeonatos do Mundo realizaram-se na primeira vez em 1903 e até 1913 tiveram feitio bienal, começaram mais uma vez em 1922 e, desde 1979 foram realizadas a cada 2 anos.
Os primeiros Campeonatos Mundiais femininos são realizadas em 1934. São estados dominados pelas ginastas da antiga URSS e na Europa do Leste. Outras guerras primordiais são: a Copa do Mundo, praticada na primeira vez em 1975, os Campeonatos Mundiais Individuais que começaram em 1992 e, em 1955, os Campeonatos da Europa que começaram.
A ginástica moderna, regulamentada na Federação Internacional de Ginástica ou FIGURA, é composto de seis disciplinas: geral, artística, rítmica, aeróbica, acrobática e trampolins. As disciplinas de rítmica e artística são as mais conhecidas por fazer parcela dos Jogos Olímpicos de verão.