D dedicado à silicones, na Universidade Estadual de Oklahoma (Usa) e no Departamento de Química da Universidade de Bradford (reino unido) em diferentes etapas de tua trajetória científica. Professor Catedrático de Química Analítica da Universidade de Córdoba desde 1976. Realizou seus estudos de Graduação (1968) e Doutorado (1971), na Universidade de Sevilha. Obteve a sua primeira cátedra pela Universidade Autónoma de Barcelona (Palma de Maiorca) em 1975. Suas principais linhas de investigação centram-se pela automação, simplificação, miniaturização e característica de processos químicos de capacidade e nanociencia e nanotecnologia analíticas.
Atualmente, de imediato não trabalha com o teu braço correto Bartolomeu Simonet no Grupo FQM-215, onde se fazem pesquisas voltadas ao ramo das microextracciones e a Nanociencia e Nanotecnologia da Universidade de Córdoba. É co-autor de 760 posts científicos (97% publicados em revistas internacionais de prestígio), com uma média de 20 postagens por ano. Figura em cargos de cabeça nos rankings científicos internacionais. Em teu grupo de pesquisa tem trabalhado ao longo dos últimos 30 anos, mais de 200 pessoas (quarenta e cinco estrangeiros), dos quais sessenta e seis defenderam tuas Teses de Doutorado sob sua direção. Destes, dez são professores de universidades espanholas. Foi considerado sempre o fator humano do grupo como uma prioridade. Desde 1976, o grupo do Prof.
- Shabir Ally pela McGill University, “será que Jesus Ressuscitou de entre os Mortos?” (2009)
- três Dissolução da Diretoria e eleição de Riva Agüero
- Dados macro do povo, que geram tuas receitas
- dois Outras obras
D e seus precedentes (dois deles do tipo “C” de excelência”), além de cinco projetos com outros Ministérios e entidades públicas, como a Direcção-Geral de Viação. Recentemente, a Junta de Andaluzia, que lhe concedeu 3 projetos de excelência, 2 deles relacionados com a Nanotecnologia.
Foi pensado 6 ações integradas com a Grã-Bretanha, Alemanha e Áustria. D no âmbito dos Programas-Quadro da UE e parceiro (partner) em outros 5 projetos europeus. Também foi elaborado um projeto com a instituição de ensino de Oklahoma (Usa) no contexto do Comité Conjunto Hispano-Americano de cooperação científica e técnica.
No âmbito da transferência de tecnologia, o grupo do Prof. Valcárcel figura como inventor, em onze patentes nacionais; uma delas em investigação. Desenvolveu contratos com sete corporações nacionais e 2 internacionais. Miguel Valcárcel tem exercido imensos cargos de responsabilidade acadêmica e científica em sua trajetória profissional. No âmbito acadêmico, foi Reitor das Faculdades de Ciências das Universidades de Palma de Maiorca e Córdoba, vice-Reitor de Ordenação Acadêmica e Professores e vice-Reitor de Qualidade, ambos pela Universidade de Córdoba.
Se ele obteve seis prêmios internacionais e 5 de âmbito nacional. No âmbito docente, o Prof. Valcárcel tem se dedicado assim como grandes esforços para a atualização do ensino da Química Analítica. Suas idéias inovadoras, incluindo, principalmente, a autoria de um texto do livro “Principles of Analytical Chemistry” (Springer) e no seu trabalho de editor da 2ª edição do livro de texto “Analytical Chemistry. A entrada” (VCH-Wiley). Além do mais, tem postadas numerosas obras docentes em português.
Por outro lado, o Prof. Valcárcel tem participado ativamente no método de Convergência Europeia no Ensino Superior (1999-2010), focando principalmente a sua actividade pela preparação do corpo docente, que teve pouco eco nos responsáveis políticos do recurso. Neste fato, deu vinte e dois conferências/seminários e é coordenador de 4 projetos do Programa de Estudos e Análises do Ministério da Educação. Estatísticas, Técnicas analíticas de separação. ↑ Análise por injeção em fluidez: princípios e aplicações. Publicado em 1987, na E. Horwood , Jornais Halsted em Chichester, West Sussex, Inglaterra.
↑ Flow-through (bio)chemical sensors M. Valcarcel, M. D. Luque de Castro.Published 1994 by Elsevier in Amsterdam. ↑ “Who’s who in analytical chemistry Europe Miguel Valcárcel Cases, Angel Rios Castro. Published 2002 by Springer in Berlin. ↑ Automatic methods of analysis. M. Valcárcel, M. D. Luque de Castro. Published 1988 by Elsevier in Amsterdam.