A linguagem ladder, diagrama ladder, diagrama de contactos, ou diagrama em escada, é uma linguagem de programação gráfica muito popular dentro dos autómatos programáveis em razão de está fundamentado em esquemas elétricos de controle clássicos. Deste jeito, com os conhecimentos que todo técnico ou engenheiro elétrico tem, é muito fácil adaptar-se à programação, este tipo de linguagem. Um Elementos de programação 1.Um Temporizadores 1.1.1 Exemplo de um temporizador de atraso. 1.2.1 Exemplo de uma operação de contagem.
Para programar um autômato com Ladder, além de estar familiarizado com os critérios dos circuitos de comutação, (assim como chamada de Lógica de Contatos), é preciso compreender cada um dos elementos de que é composto este linguagem. A acompanhar são descritas de um modo geral os mais comuns.
- patas curtas, contudo muito fortes
- Quarta criação
- 153 x 71.9 x 8.3 mm
- Oi, como é Mamen um dia na sua vida normal? Um abraço a todos, Gonzalo
costuma-Se apontar, usando os caracteres B ou M e têm em tal grau em bobinas como contatos associados às mesmas dos tipos vistos no ponto anterior. O teu número de identificação costuma oscilar, em geral, entre 0 e 255. Sua utilidade principal é a de armazenar dado intermédia pra simplificar os esquemas e programação. Os bits do sistema são contatos que o próprio autômato ativa quando convém ou quando são dadas novas situações determinadas.
Existe uma extenso diversidade, sendo os mais respeitáveis os de arranque e de relógio, que permitem que você iniciar a execução de um definido blog e formar uma base de tempos, respectivamente. Sua nomenclatura é bastante diversificada, dependendo a toda a hora do tipo de autômato e fabricante.
As Bobinas, representam a memória dessas M como essa de as saídas ao exterior, activam ou desactivam elementos como podes ser uma luz, um motor elétrico, um solenóide e uma válvula pneumática, etc., Em várias versões de Ladder, como o rele inteligente ZELIO, as bobinas representam funções, como temporizadores, contadores e comparadores. O temporizador é um elemento que permite fazer ativações com atraso ou com duração pré-definida, com um controle preciso do tempo de ativação. O esquema essencial de um temporizador varia de um autômato pra outro, todavia desejamos localizar uma série de sinais fundamentais, porém, sim, com nomenclaturas diferentes.
Entrada de Enable (E): É o que ativa o modo de contagem de tempo. Responde tal a sensibilidade como a grau lógico (apenas se mantém contando no tempo em que E é um “1” lógico, e ao detectar flanco de descida reinicia o contador). Saída Delayed/TON (D): Saída “0” por modelo.
Saída TOFF : Saída pra “0” por padrão. Na maioria das implementações de Linguagem Ladder, os contadores On-delay e Off-delay são entidades independentes, o que teria somente uma saída TON ou uma TOF, conforme o caso.
Exemplo de um temporizador de atraso. Entrada de RESET : Permite pôr a zero o contador cada vez que é ativado. Costuma-Se usar o início da execução, atribuindo-lhe os bits de inicialização, de forma que fique a zero a cada vez que você inicializa o sistema.