Passou Finalmente A Residir Em Paris

Em 1887, Wyspiański estudou no Departamento de filosofia da Universidade Jagiellonia do mesmo jeito que na Escola de Aete de Cracóvia. Então, fez numerosos leituras de arte, história e literatura, que foram determinantes para o teu futuro. Uma figura de prestígio, o polonês Jan Matejko, lhe incentivou muito a sua aplicação artística. Começou a viajar aos 20 anos, o que foi importante pra tua formação.

Viveu, efetivamente, e trabalhou no estrangeiro por um alongado período, entre 1890 e 1894: Wyspiański visitou a Itália, Suíça, Alemanha, Praga e desde desse modo França. Passou finalmente a residir em Paris, onde se diz que tratou Gauguin e ao grupo dos chamados nabis.

nesta hora, de volta à Polônia, Wyspiański montou, até 1898, uma atividade pictórica que compreendia o desenho, muito requintado, de instrumentos e plantas, do mesmo modo pinturas de paisagens e retratos. Eles se gosta de forma célebre a interferência do tipo vienense; assim como, presumivelmente, um peso japonesista por suas viagens pelos ateliês europeus.

Entre 1898 e 1899, colaborou na revista Życie, que difundiu na Polónia as algumas tendências na arte. Wyspiański misturou o Art Nouveau, com tópicos da história polonesa. Posteriormente projetou o mobiliário e tapeçarias. Também foi muito populares vitrais da igreja franciscana de Cracóvia, entre 1895 e 1897, onde expressa uma emoção religiosa e telúrica, no entanto que são uma fonte ilustradora hoje da expansão da arte nos anos de entresiglos. Nesse sentido, Wyspiański contribuiu pra que a cidade de Cracóvia, que era muito provinciana, começar um método de modernização, que outros completaram logo no século XX.

  • Andy Murray: Notícias Vídeos Fotos Novak Djokovic: Notícias Vídeos Fotos
  • André Sylleros (falecido) – tecladista (2003-2005)
  • 7 Dulogía Ana, mulher de universo
  • 2 Causa pelo Levantamento do Sarmiento

o Seu nome está associada definitivamente a Jovem Polónia (em polaco: Młoda Polska); que Wyspiański promoveu os motivos do neoromanticismo, do simbolismo, do brasil ou do Art Nouveau. Com efeito, esse foi um ciclo modernista polonês da arte, da literatura e da música, que cobriu desde os anos de 1890 a 1918, aproximadamente; ocupa, porque, a quota fundamental de tua curto vida como artista. Nele se vê a visão do ‘arte total’ que vários artistas haviam propiciado, por efeito parcial de Richard Wagner, cuja música conheceu em Munique.

este vasto surto artístico sairia logo após, entre outros, subvirtiendo o relevante movimento artístico polonês, uma figura como Stanisław Ignacy Witkiewicz, escritor e pintor primordial no século XX, e não apenas em seu povo. Ademais, começou durante a tua estadia em Paris certos ensaios teatrais, que não prosperaram em um primeiro instante.

todavia, em seguida, retomou a sua atividade como dramaturgo, e desde o desfecho do século XIX (casou-se em 1900, com a mulher com quem teve quatro filhos), de sorte que veio a renovar-se de raiz o teatro de seu povo. Trabalhou intensamente no campo dramático, sabendo que a sua doença não lhe levaria muito rapidamente à morte, em 1907. Wyspiański, em efeito, não corrigia nada seus textos. Escreveu dramas que giravam ao redor da história polonesa, o que seria outro relevo incrível.

Seu interessante e conhecido casamento (1901) é um retrato macabro e sarcástico sobre a sociedade polonesa do século XIX, de extenso inspiração. Swing, a quem Gordon Craig considerava o artista de teatro mais universal, ordenou ao Hamlet polaco para passear pelas galerias renascentistas do castelo real de Cracóvia. O assunto da história impunha ao Hamlet polonês de princípios de século o dever de guerrear pela libertação da nação.