Muitas vezes confundidos com uma lesão, ou com o começo dela. Todavia, isso se afasta da realidade. As dores musculares, essa dor tão irritante que aparece nos músculos submetidos a esforços horas após terminar a atividade esportiva, não são outra coisa que um dispositivo de defesa do nosso organismo. Esta afirmação costuma-se falar algumas vezes, e de forma leve. Mas não é a correcta, estamos diante de uma má interpretação ou uma compreensão excessivamente literal.
Corbalán sinaliza que é quase inevitável que no começo de temporada se tenham dores musculares. Após um estágio de deshabituación primordial, como conseguem ser as férias, e em tão alto grau em atletas profissionais como amadores com excelente grau, ao começar a temporada, os músculos tendem a ter incômodo. As dores musculares durante os exercícios e a única forma que há de remover essa dor tardio ao interesse com mais exercício.
Concretamente, ao oposto do que se possa reflexionar, não há que permanecer parados. “O que te pede o corpo humano é sentar-se e ficar imóvel, mas não é bom por causa de o que lhe convém a atividade moderada ou suave”, reitera Corbalán.
Por exemplo, se você tem dores musculares, correr ou fazer musculação, piscina, passeio muito suave ou passear com a bicicleta por um terreno plano, ajuda a que o tecido muscular irá recuperando, antes da sua situação. “No início, com exercício muito suave. Deste jeito, fornecemos-lhe que irá chegando mais sangue pra a massa muscular fadigado. Corbalan explica que o músculo com dores musculares responde bem ao exercício físico: com uma pauta de serviço macia o desaparece. Em troca, se temos uma lesão muscular ou um empurrão, ainda que o trabalho seja macio, segue doliendo.
Isso nos ajudaria a diferenciar um tecido muscular com dores musculares de um massa magra sobrecarregado. No início de temporada, é inevitável que surjam dores musculares. As teorias em torno do por que aparecem as dores musculares, o que podemos fazer para preveni-las e como queremos fazer com que eles desapareçam são múltiplas. Não obstante, a maioria não se sustentam.
Santos aponta que o argumento mais ouvido a respeito de teu surgimento é a acumulação do ácido láctico, que se cristaliza e produz lesões. “Isso não é verdade, por um simples pretexto: aparecem dores musculares, algumas vezes, quando o gasto de energia não é muito alto.”
- Em vinte e quatro de agosto de 2012 18:08 citou
- Objetivos: Emagrecer, receber resistência cardiovascular e definir
- 3 O governo de Euskadi
- Localizado no Nº192 no PWI 500 de 2009[34]
- Manteiga e produtos lácteos inteiros
- Efeitos do jejum intermitente a respeito da glicose e o metabolismo lipídico
- 3 limões
Esta hipótese não tem critério, segundo os dois especialistas. Concretamente, o Santos insiste em que tomar um açúcar antes de um interesse muscular não previne o aparecimento de dores musculares, nem a sua ingestão pós-exercício faz com que possam sumir antes. Outra crença é que as dores musculares surgem devido aos espasmos musculares.
isso É, da contração, ocorre uma perda do aporte sanguíneo, o que provoca isquemia e aparecem as dores musculares. Não obstante, Santos sinaliza que, quando a contração é isométrica também há isquemia e não aparecem dores musculares. Outro mito é o de que os alongamentos. Santos admite que os alongamentos não previnem as dores musculares, auxiliam pela recuperação muscular pós-guerra, sobre todo o dia depois do esforço, porém não evitam a sua aparição. “A massagem desportiva, como cada técnica, onde os músculos são oxigenados e se enche de sangue é positivo, contudo nunca uma descarga muscular, em razão de o nosso corpo sofreria sem nenhum resultado.